Já cansei de ouvir que mulheres negras que alisam o cabelo ou tem cabelo liso são menos negras que as outras! Pessoas que acreditam nessa afirmação não passam de seres humanos ignorantes. Uma coisa é você se ESCONDER atrás de cabelos alisados para ser “aceita” pela sociedade, e outra é você se conhecer bem, tomar essa decisão por vontade própria e ser feliz pela escolha que você fez. Vivemos em um país em que a DEMOCRACIA fala mais alto (sim, em certas ocasiões esse sistema gera dúvidas), mas mesmo assim somos livres para tomar nossas decisões.

Muitas pessoas me julgam por eu optar ter cabelos alisados. E sabe o que respondo? “O cabelo é meu e eu faço dele o que eu quiser!”. Sei muito bem que tenho cabelo crespo e nunca escondi isso. Não tenho vergonha, tenho muito orgulho. Conheço muito bem meus ancestrais e me orgulho muito deles. Tenho orgulho da minha cor, sou linda e me amo desse jeito, com cabelos alisados.

Por esses motivos, tive a curiosidade de pesquisar mulheres negras brasileiras que usam algum tipo de química no cabelo ou tem cabelo lisos. Nunca vi uma matéria valorizando essas meninas pela ESCOLHA delas, e assim como eu existem várias negras lacradoras com cabelos alisados e muito bem entendidas com a sua personalidade. Cabelo alisado não define carácter e essas mulheres não vão ser menos negras por isso! Cabelo é uma escolha, hoje eu escolhi ser alisada, amanhã se eu quiser posso ser careca ou ter tranças coloridas.

Então vamos às 10 belas negras brasileiras alisadas e empoderadas que vocês precisam conhecer!

1 – @anabeauty_

O que dizer dessa mulher? Ana Bela Santos é modelo e diva pelo mundo afora nas passarelas e em editoriais de moda. Espero ter a honra de esbarrar com essa musa algum dia, linda e sim, tem cabelos alisados. Aceita que doí menos, sociedade!

?

Uma foto publicada por Ana Bela Santos (@anabeauty_) em

2 – @sknngns

 

FLEXIN’ DAT MELANIN AF!!!

Uma foto publicada por Maria Paixão (@sknngns) em

Maria Caroline Paixão, paulista, estudante de design de moda na Universidade de Istanbul e modelo. O que dizer dessa mana? É assim que a gente se trata, como manas. Se existe amor à primeira vista nas amizades, eu digo que foi com a Caroline que aconteceu de fato. Somos irmãs separadas na maternidade hahahaha. Talentosa, inteligente, estilosa, maravilhosa e dona mundo todo: essa é a melhor descrição que tenho para ela!

Tivemos um bate papo de mana x mana sobre negras alisadas empoderadas e essa foi a opinião dela:

Esse rolê de que mulher negra alisada não é empoderada parte da ideia completamente superficial de que a estética é um dos pilares do empoderamento. Faz parte sim, mas não é tudo. Aprender a amar nossos traços, cabelos, pele, é necessário porque a gente cresce aprendendo que não  é algo bom, é feio, é marginal, é sinônimo de pobreza. Mas não se pode falar disso sem lembrar que tem mulher negra que simplesmente não pode bancar cuidar do cabelo dela naturalmente por falta de grana, de tempo, de paciência até. Tem preta que precisa se manter alisada para trabalhar, que é o meu caso e de muitas outras modelos, por exemplo. Isso faz nosso engajamento político ser inválido perante ao de uma cacheada/crespa? De forma alguma. A mulher negra precisa de muita coisa nesse mundo, não de fiscal capilar. A gente precisa de apoio psicológico, precisa de emprego, de oportunidades de ingressar em universidades, de viajar, de ter acesso a educação sexual, e por aí vai. Se o movimento se preocupar mais com cabelo do que com isso, tem algo de errado com eles, não com a preta que decidiu se manter alisada – contanto que isso seja uma decisão DELA.

3 – @_linedias

 

??

Uma foto publicada por Aline Dias (@_linedias) em


Aline Dias é atriz e é a primeira protagonista negra de malhação. Só depois de 20 anos a emissora decidiu colocar uma protagonista negra. Preguiça, Globo. Mas parabéns por essa conquista, Aline, tenho certeza que não foi nada fácil chegar onde você está agora. Sim, ela é negra e tem cabelos lisos!

4 – @eitajulha

 

O emo vai voltar, ces vão ver.

Uma foto publicada por J. Gonçalves (@eitajulha) em

Ju está no seu último ano da faculdade cursando Design. Ela é linda, um amorzinho de pessoa. Somos migas de Instagram há algum tempo e tivemos um bate-papo sobre a relação que ela tem com o cabelo dela. Ela usa química já faz alguns anos, e se sente bem mais bonita com seus cabelos lisos. Na sua infância, algumas crianças bastante cruéis praticavam bullying com ela, mas isso não a deixou abalada e muito menos com vergonha dos seus cabelos crespos. “Foi uma questão de opção e gosto de alisá-los”, disse ela. Até hoje as pessoas a abordam com a pergunta mais clichê: “por que você não deixa natural?”, e ela responde: “gosto dele do jeito que está!”. Para completar o bate papo ela falou: “amo meu cabelo liso, me sinto muito mais bonita com ele desse jeito e super apoio as mulheres que decidem por essa escolha. A mulher precisa se sentir bem com ela mesma, seja com tranças, seja raspado ou colorido”.

5 – @junaconechni

 

Júlia Naconechi é o nome dessa lindeza aí. Sempre a vejo dando close no Instagram, e claro que ela não ficaria fora dessa lista! Com seus cabelos lisos e franjinha, ela veio aqui mostrar porque veio ao mundo. Mulher de atitude e personalidade! E claro, com seus cabelos lisos e muito bem cuidados.

6 – @mccaroldeniteroioficial

 

?..Quando eu era camelô, tu nem dava confiança ?

Uma foto publicada por MC Carol (@mccaroldeniteroioficial) em

Caramba, bateu uma deusa na minha timeline! Mc Carol de Niterói, o que dizer dessa mulher? As canções feitas por ela refletem a sua personalidade e como ela enxerga a nossa sociedade, que é bem… deixa pra lá! Linda, maravilhosa e alisada! Vem com tudo, meu amor!

7 – @camilanunesmakeup

 

Não conhecia a Cami, encontrei por acaso no Instagram e achei maravilhosa. Ela sabe desses babados todos de maquiagem para pele negra. Vem aqui me maquiar, sua linda! Camila Nunes é maquiadora, blogueira, youtuber e tem seus cabelos lisos maravilhosos.

8 – @rafaelalow

 

Por @paulaalencastro para o @oflightproject ❤️

Uma foto publicada por Maria (@rafaelalow) em

Rafa Low: encontrei essa mulher do sorriso encantador pelas internets da vida. Achei ela linda, negra e com os cabelos lisos. E essa franja? Sou suspeita para falar de franja. #amo

9 – @laisribeiro

 

? @ingefonteyne ✨✨

Uma foto publicada por Lais Ribeiro (@laisribeiro) em


Lais Ribeiro, modelo e apenas angel da Victoria’s Secret. Essa linda foi descoberta por um concurso de Beleza Mundial e hoje emplaca trabalhos babadeiros. O último job que Lais fez e eu amei foi a nova coleção do Ricardo Ticci em colab com a Nikelab.

10 – @by_thamires

 

Encontrei a Thami através do Instagram da @camilanunesmakeup – elas são amigas. A Thami conhece e manda muito no paranauê das maquiagens. Imagina essas duas juntas? Maquiagem lacra-diva na certa! Negra baphô, linda e cabelos lisos.

Representatividade afro não depende APENAS do cabelo, e sim das atitudes. Conhecer a história dos nossos antepassados e nunca nos esquecermos de onde viemos é o que importa. Vamos ACEITAR e RESPEITAR a opção das mulheres negras, seja cabelo alisado, cacheado, careca, colorido, trançado, o que for. Vamos respeitar.